Mudar de Hospedagem sem Riscos

Como migrar seu site sem downtime (indisponibilidade) ?

Mudar para uma nova hospedagem pode ser um processo complicado. Para tal, solicite nossa equipe que realize a alteração ou siga os passos abaixos para garantir que a transição ocorra bem.

Transfira os dados do seu site de uma hospedagem para a outra

O primeiro passo é contratar um plano na nova hospedagem. Por enquanto, não cancele o seu plano na antiga hospedagem, e não diga a eles que você pretende eventualmente cancelá-lo.

Neste ponto, você já deve ter contas ativas nas duas empresas de hospedagem (a antiga e a nova). 

Agora você precisa migrar todo o seu site (ou sites) da antiga para a nova hospedagem. Uma das formas de fazer isso é conectar ao FTP da antiga hospedagem e baixar todos os arquivos; e então conectar ao FTP da nova hospedagem e fazer o upload de todos os arquivos, mantendo a mesma estrutura de arquivos e pastas. Você também precisa fazer o backup de quaisquer bancos de dados armazenados na antiga hospedagem contate o suporte da empresa para receber instruções sobre como fazer isso, caso sua antiga empresa de hospedagem utilize o phpMyAdmin, verifique como realizar a importanção no link abaixo:

  • Realizar um backup completo

Em seguida, deve restaurar os bancos de dados a partir desses arquivos de backup; isso pode ser feito via SSH, via backup ou pela ferramenta phpMyAdmin do cPanel.

Mensagens de email normalmente não podem ser transferidas se sua antiga hospedagem não utiliza o cPanel, mas você pode arquivar os emails armazenados na sua antiga hospedagem. Para fazer isso, conecte a cada conta de email via POP3 e baixe todos os emails para seu computador local. A nova hospedagem não terá as mensagens de email que você arquivou, mas poderá receber novas mensagens.

Poderemos transferir todo o seu site, arquivos, bancos de dados e email, gratuitamente. Se sua antiga hospedagem tiver o painel de controle cPanel.

Com os dados do site armazenados tanto na antiga quanto na nova hospedagem conosco, é hora de alterar os DNS do seu domínio.

Alterar os DNS do seu domínio

Junto a seu email de boas vindas conosco você receberá as informações de servidores de DNS.

Você poderá obserar que junto aos servidores de DNS são informados endereços de IP, em algumas empresas é preciso informar também os endereços de IP's para que funcione corretamente, exemplo:
  • ns00.dns.com.br - 127.0.0.1
  • ns01.dns.com.br - 127.0.0.2
Com os registros DNS corretos em mãos, dirija-se à empresa com a qual registrou o domínio e descubra como fazer a alteração de DNS.
Se você registrou o domínio conosco, poderá realizar a alteração de DNS solicitando diretamente a nossa equipe via Ticket. Se você registrou seu domínio com outra empresa deverá solicitar diretamente com o suporte desta empresa a alteração de DNS.

Com as mudanças de DNS realizadas, você precisará esperar até 24 à 48 horas (no caso de domínios nacionais) ou até 72 horas (no caso de domínios internacionais) antes que seu site passe a acessar a partir da nova hospedagem. Durante esse período de 24 ou 72 horas, os novos DNS se propagarão pela internet, e seu site ora carregará a partir do antigo servidor, ora a partir do novo. Assim que o período de propagação terminar, seu site carregará somente a partir da nova hospedagem.

Recomendamos não efetuar quaisquer alteração no site ou banco de dados de seu site, isto evitará que durante o periodo de propagação seu site perca os conteudos ou fiquem desatualizados.

Terminado o período de propagação, seus novos DNS estarão plenamente operacionais.Se você tiver registrado o seu domínio com a antiga hospedagem, não cancele o registro.

Certifique-se que todos os arquivos tenham sidos migrados da maneira correta, acesse seu site e navegue pelos links verificando a transferencia foi efetuada corretamente.

Se você completou todos os passos acima, fez a migração com sucesso e evitou qualquer indisponibilidade do seu site!

  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Primeiros passos

Parabéns, se você chegou até este tópico significa que adquiriu um plano de hospedagem de sites...

Gerenciador de Arquivos

Como fazer upload de um arquivo utilizando o Gerenciador de Arquivo? Você pode fazer upload dos...

Transferindo arquivos com FileZilla

Se você tem um servidor remoto FTP e precisa enviar ou receber arquivos para ele, o Filezilla...

O que é Quick Install ?

QuickInstall desenvolvido pela Mojo Marketplace, é um poderoso script e auto-instalador, está...

Powered by WHMCompleteSolution