O que é DNS?

O que é DNS?

O que é DNS (Domain Name System) ?

Você certamente sabe que a internet possui uma infinidade de sites. Para acessá-los, você normalmente digita um endereço no campo correspondente do seu navegador, por exemplo, www.ofzero.com.br www.globo.com ou www.google.com.br.  Mas, você tem idéia de como o computador consegue localizar estes sites, independente de onde estejam hospedados? É neste ponto que "entra em cena" o trabalho de servidores do tipo DNS (Domain Name System). Neste artigo, você saberá o que é isso, entenderá como o DNS funciona.

Nomes de domínio

Todo site ou serviço na internet precisa de um endereço IP (seja ela IPv4 ou IPv6). Com este recurso, é possível localizar o servidor (ou o conjunto de servidores) que hospeda o site e, assim, acessar as suas páginas.

Pois bem. Tente decorar este número. Decorou? Certo! Agora, aguarde alguns minutos e tente se lembrar novamente deste endereço IP. Difícil, né? Agora, imagine ter que se lembrar dos IPs de todos os sites que você acessa diariamente, como Facebook, Twitter, e-mail, portais de notícias, etc. Pois é, praticamente impossível e nada prático, não é mesmo?

É basicamente por isso que utilizamos nomes de domínios para acessar os sites da internet. Com isso, o usuário não precisa saber, por exemplo, o endereço IP para acessá-lo, basta saber o seu domínio, no caso, www.site.com.br. Trata-se de um esquema bastante prático, afinal, decorar nomes é muito mais fácil do que guardar seqüências numéricas. Além disso, mesmo que você não se lembre de um nome com exatidão, poderá digitá-lo em um mecanismo de busca e este o ajudará a encontrá-lo.

A questão é que, apesar do uso de domínios, os sites ainda precisam dos endereços IP, afinal, os nomes foram criados para facilitar a compreensão humana, não à dos computadores. E cabe ao DNS o trabalho de relacionar um domínio aos IPs.

 

Servidores de DNS (Domain Name System)

Os serviços de DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) da internet são, em poucas palavras, grandes bancos de dados espalhados em servidores localizados em várias partes mundo. Quando você digita um endereço em seu navegador, o mesmo solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet (ou outros que você tenha especificado) que encontre o endereço IP associado ao referido domínio. Caso estes servidores não tenham esta informação, eles se comunicam com outros que possam ter.

Ajuda neste trabalho o fato de os domínios serem organizados hierarquicamente. Primeiramente temos o servidor raiz (root server), que pode ser entendido como o principal serviço de DNS e é representado por um ponto no final do endereço, como mostra o seguinte exemplo:

www.site.com.br.

Repare que se você digitar o endereço exatamente como está acima - com ponto no final - em seu navegador, o programa encontrará o site normalmente. No entanto, não é necessário incluir este ponto, já que os servidores envolvidos já sabem de sua existência.

A internet conta (pelo menos até a data de publicação deste texto) com treze servidores raiz, sendo que dez se localizam nos Estados Unidos, dois na Europa (Estocolmo e Amsterdam) e um na Ásia (Tóquio). Quando uma falha, os demais conseguem manter o funcionamento da rede sem maiores complicações.

A hierarquia é seguida com domínios que conhecemos bastante, como .com, .net, .org, .info, .edu, .br, .me e várias outros. Estas são chamadas de gTLDs (Generic Top Level Domains - algo como Domínios Genéricos de Primeiro Nível).

Há também terminações orientadas a países, chamadas de ccTLDs (Country Code Top Level Domains - algo como Código de País para Domínios de Primeiro Nível). Por exemplo: .br para o Brasil, .ar para a Argentina, .fr para a França e assim por diante. Há combinações também, como .com.br e .blog.br.

Depois, aparecem os nomes que empresas e pessoas podem registrar com estes domínios, como a palavra site em site.com.br ou google em google.com.br.
  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Alteração de DNS - RegistroBR

Diversos clientes possuem a preocupação de que seu site está fora do ar, após obter uma...

Powered by WHMCompleteSolution